É notória nossa euforia este mês. Pudera, estamos em março, época de atuarmos em campanhas voltadas às mulheres. Isto porque, dia 8 de março é celebrado mundialmente o Dia Internacional da Mulher. Quero privar-me neste editorial de entrar nos meandros históricos de relevância que a data provém, salvo pela ênfase que você verá no decorrer da edição deste informativo. O que gostaria de expressar objetivamente são dois pensamentos em relação a participação da mulher no mercado de trabalho.
Primeiro: somos abençoados em termos a imensa quantidade de mulheres na categoria. Conforme nosso
banco de dados, acreditamos que cerca de 75% dos postos de trabalho em nosso setor são ocupados por
elas.
Segundo: dado este número relevante, afirmamos que, não apenas esta data comemorativa, mas
durante todo o ano devemos promover campanhas em solidariedade às trabalhadoras ocupantes dos cargos - sejam eles quais forem - nos hotéis, bares, restaurantes, fast-foods e congêneres. Afinal, a categoria respira o talento feminino!
Além do mais, somos um setor capacitado porque contamos com a exímia atenção que somente as mulheres conseguem prestar (homens, assumam isso). Portanto, feliz dia, mês e ano da mulher! Que sejam assim, valorizadas e respeitadas em todo momento, por todos os setores e em qualquer situação.
Deus abençoe. Tenha uma ótima leitura!
Francisco Pereira de Andrade é presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares, Fast-Foods e congêneres de Bauru e Região; diretor na FETRHOTEL, Federação Interestadual da categoria e Força Sindical